Portugal inicia frente à Eslovénia apuramento para Mundial2014 de voleibol

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 01 jan (Lusa) -- A seleção portuguesa de voleibol inicia, na sexta-feira, frente à Eslovénia, na cidade sérvia de Nis, o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014, que o selecionador Hugo Silva considera "difícil, mas não impossível".

Além da Eslovénia, Portugal terá ainda como adversários no Grupo J da fase europeia de qualificação para o Mundial de 2014 as seleções da Macedónia (sábado) e da Sérvia (domingo).

O selecionador Hugo Silva afinou a estratégia para a qualificação com três jogos particulares com a Espanha, em Madrid, que terminaram com o saldo positivo de duas vitórias e uma derrota, com o mesmo resultado de 3-1 em todos os jogos.

A lesão do "libero" Hugo Ribeiro foi a nota negativa da deslocação da seleção portuguesa a Espanha, tendo o selecionador Hugo Silva sido obrigado a adaptar a essas funções Manuel Silva, no primeiro e segundo jogo, e André Lopes, no terceiro.

A ter em conta as escolhas do selecionador nos jogos com Espanha, mesmo com as várias soluções testadas, Hugo Silva já terá uma equipa base, que deverá ser constituída por Marcel Gil, Alexandre Ferreira, Nuno Pinheiro, João José, Flávio Cruz e Hugo Gaspar.

Hugo Silva, que irá ter a sua estreia oficial como sucessor do italiano Flávio Gulinelli frente à Eslovénia, pelas 15:00 locais (14:00 em Lisboa), quer velocidade e técnica para contrariar os "gigantes" adversários de Portugal.

"A Sérvia é uma escola fenomenal de voleibol. Saem atletas de grande gabarito, como Nicola Gbric e Ivan Milijkovic, e entram outros de nível idêntico. E a jogar em casa vai querer resolver o mais rápido possível a questão do apuramento", explicou.

Com a anfitriã Sérvia como a grande favorita ao triunfo e ao consequente apuramento direto para a fase final do Mundial, a luta pelo segundo lugar com a Eslovénia ganha contornos decisivos, já que o melhor segundo posicionado dos cinco grupos também se qualifica.

"Nos últimos anos não temos feito grandes resultados nem exibições com a Eslovénia, pelo que é mais favorita do que nós. A Macedónia apresenta já um nível acima da média e temos que ter muito respeito, pois já tem jogadores a atuar fora", disse Hugo Silva.

A estratégia da seleção portuguesa para contrariar os altos jogadores das outras três seleções, passará sempre pela velocidade e pela rapidez de jogo, aliadas à técnica individual e coletiva.

"Não somos uma seleção alta, mas, em termos técnicos, somos das mais evoluídas do Mundo e temos que recorrer à velocidade para tentar fugir dos `gigantes´ que vão estar a nossa frente. Temos que nos servir da velocidade como arma para complicar o jogo do adversário", concluiu.

Programa do grupo J:

- 1.ª jornada (sexta-feira):

Eslovénia -- Portugal (15:00).

Sérvia - Macedónia (18:00).

- 2.ª jornada (sábado):

Portugal -- Macedónia (15:00).

Eslovénia -- Sérvia (18:00).

- 3.ª jornada (domingo):

Macedónia -- Eslovénia (15:00).

Sérvia -- Portugal (18:00).

Nota: horas locais (menos uma hora em Lisboa).

APS // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: "Vamos à Amoreira para ganhar"

Sérgio Conceição pediu foco total frente ao Estoril para evitar dissabores na 27.ª jornada da Liga, este sábado, pelas 20h30.

FC Porto: Última sessão prévia à 27.ª jornada da Liga

O plantel principal do FC Porto voltou, na manhã desta sexta-feira, ao Olival para concluir a preparação para a deslocação ao Estoril, um jogo da 27.ª jornada da Liga que arrancará às 20h30 de sábado (Sport TV) no estádio António Coimbra da Mota.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.