Mau tempo volta a frustrar resgate de tripulantes de navio preso na Antártida

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 01 jan (Lusa) -- Fortes ventos e chuvas voltaram a frustrar hoje o resgate aéreo das 74 pessoas que se encontram a bordo do navio russo que está preso no gelo da Antártida desde 24 de dezembro, informaram as autoridades australianas.

"A situação do resgate na Antártida mantém-se inalterada. É impossível o helicóptero voar nas condições meteorológicas atuais, em que se registam chuvas e ventos de 37 a 55 quilómetros por hora na zona", informou hoje a Autoridade de Segurança Marítima Australiana, que coordena as operações.

O navio Akademik Shokalskiy, que tem a bordo turistas e cientistas australianos, britânicos e neozelandeses que realizavam uma viagem que combinava uma missão científica com a comemoração da expedição à Antártida levada a cabo, há um século, por Douglas Mawson, ficou preso no gelo perto da base francesa Dumont d'Urville.

Na zona estão os quebra-gelos chinês "Ice Dragon" e o australiano "Aurora Australis" para tentarem realizar o resgate. O primeiro chegou no domingo, após o pedido de ajuda do barco russo, mas não conseguiu penetrar a densa camada de gelo, ao contrário do navio australiano que alcançou a zona, na segunda-feira, mas teve que se retirar para mar aberto face ao mau tempo.

A Autoridade de Segurança Marítima Australiana pretende agora recorrer a um helicóptero que está a bordo do quebra-gelo chinês para retirar do navio 52 pessoas, o que ainda não foi possível.

Os 74 tripulantes do navio passaram o ano a cantar um hino composto para a ocasião, segundo a agência AFP.

A sua expedição começou há três semanas e o navio deveria regressar à Nova Zelândia no início de janeiro.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.