PR Moçambique na investidura de Mnangagwa como chefe de Estado do Zimbabué

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 24 nov (Lusa) - O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, participa hoje na investidura de Emmerson Mnangagwa como chefe de Estado do Zimbabué, anunciou a presidência.

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, vai acompanhar Nyusi na deslocação ao país vizinho de Moçambique.

Balói foi o único governante moçambicano a comentar a situação no Zimbabué.

Questionado na quarta-feira sobre o impacto da demissão do presidente Mugabe na cooperação com Moçambique, o governante referiu que "a influenciar, será no melhor sentido".

"Os zimbabueanos escreveram a sua própria história. Depararam-se com um problema, resolveram entre eles, parecem satisfeitos com a solução e isso é o que interessa", referiu o chefe da diplomacia moçambicana.

Mugabe, de 93 anos, demitiu-se na terça-feira ao fim de 37 anos no poder, na sequência de um levantamento dos militares na semana passada depois de ter destituído o vice-Presidente e aliado de longa data Emmerson Mnangagwa.

LFO // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.