Libertado no Paquistão alegado cérebro dos atentados de 2008 em Bombaim

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Islamabad, 24 nov (Lusa) -- O líder do grupo Jamaat-ud-Dawa (JuD), Hafiz Saaed, acusado pela Índia e pelos Estados Unidos de ser o cérebro dos atentados de Bombaim, em 2008, foi libertado hoje, após dez meses em prisão domiciliária no Paquistão.

"Às 00:00, as autoridades policiais abandonaram a sua casa e colocaram fim à sua prisão. Agora é livre e pode ir onde quiser", disse à agência de notícias espanhola Efe Ahmed Nadeem, porta-voz do grupo Jamaat-ud-Dawa (JuD).

O JuD é considerado uma fachada da organização terrorista Lashkar-e-Taiba (LeT), que a Índia e os Estados Unidos consideram responsável pelos ataques em Bombaim e noutras cidades.

Hafiz Saaed, incluido em 2008 na lista de terroristas da ONU, retomou as atividades da organização e vai liderar as orações de sexta-feira no seu quartel-general na cidade de Lahore, no leste do Paquistão, para onde se dirigiram entretanto membros do grupo para o felicitar, indicou o mesmo responsável.

"Saaed é um predicador que fala pelos pobres do país e pela liberdade de Caxemira ocupada pela Índia e continuará a sê-lo", realçou.

A libertação de Saaed, que estava em prisão domiciliária desde 30 de janeiro, tem lugar depois de um tribunal ter rejeitado na quarta-feira prolongar a detenção por falta de provas ou de uma justificação para o efeito.

O Governo indiano manifestou na quinta-feira a sua indignação relativamente à decisão que "confirma mais uma vez a falta de seriedade do Governo paquistanês na hora de levar à justiça os autores de atos atrozes de terrorismo".

Segundo a Índia, Saeed é o fundador e líder do Lashkar-e-Taiba, grupo que realizou ataques terroristas na parte indiana de Caxemira (norte), região pela qual Nova Deli e Islamabad travaram três guerras.

O ataque em Bombaim, em 2008, prolongou-se por três dias e causou 166 mortos e 237 feridos.

Os terroristas usaram espingardas de assalto e granadas contra uma estação de comboios, um centro judeu e um hotel.

DM (NVI) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.