China dita normas para evitar vendas de templos religiosos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 24 nov (Lusa) -- A China emitiu uma lista de normas que proíbem empresas e particulares de fazer negócio com templos budistas e taoistas do país, uma medida que surge na sequência da proliferação de falsos recintos religiosos, informou hoje o China Daily.

O objetivo das normas, lançadas pela Administração Estatal de Assuntos Religiosos e outros departamentos do Governo, passa por "assegurar um desenvolvimento saudável das duas religiões, dado que muitas atividades comerciais em seu nome prejudicaram a sua imagem", referiu o jornal oficial.

À luz das novas regras, nenhuma empresa ou particular poderá investir na construção e operação de templos budistas e taoistas, dado que esses recintos serão sempre entidades sem fins lucrativos.

Algumas atividades comerciais tradicionais como a venda de livros, de objetos de arte sacra serão permitidas nesses espaços, mas apenas se o dinheiro angariado for destinado para operações de manutenção dos templos ou para obras de melhoria, segundo as normas.

Estas também instam a que haja uma moderação no preço das entradas turísticas de monumentos religiosos populares e proíbem mesmo o estabelecimento de caixas para donativos não autorizadas pela administração e coletas através da Internet.

Em paralelo, "o Governo irá realizar uma campanha contra organizações e indivíduos que contratam falsos monges para celebrar rituais ilegais e angariar donativos", destacou o documento oficial citado pelo jornal China Daily.

Em março, o chefe da Associação Budista da China, o monge Xuecheng, tinha advertido que muita gente no país estava a utilizar essa religião como "uma ferramenta para ganhar dinheiro".

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.