Cimeira CELAC-UE definitivamente cancelada em El Salvador após adiamento

| Mundo
Porto Canal com Lusa

San Salvador, 24 nov (Lusa) -- A cimeira da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e das Caraíbas (CELAC) e a União Europeia (UE), que se devia realizar em El Salvador, foi definitivamente cancelada, anunciou na quinta-feira o embaixador europeu Andreu Bassols.

O representante diplomático da UE em El Salvador explicou que a ideia é realizar, em substituição, uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros, em Bruxelas, uma proposta entretanto apresentada a todos os países.

Embora falte fixar uma data, "tanto os membros da CELAC como da UE" mostraram "vontade política" em participar, afirmou Andreu Bassols.

A cimeira CELAC-UE devia ter sido realizada em El Salvador em 26 e 27 de outubro, mas foi inicialmente adiada devido a divergências entre os países da CELAC por causa da crise na Venezuela.

Andreu Bassols destacou que, apesar dos inconvenientes que surgiram, "o cancelamento da cimeira não afetou as relações entre os países da UE e a CELAC", sublinhando que os dois blocos "partilham, em grande medida, valores e uma visão comuns que se mantêm".

O diplomata europeu disse que, apesar de a reunião estar prevista para acontecer em Bruxelas, poderá realizar-se sob a gestão de El Salvador", país que ocupa a presidência da CELAC até finais de janeiro do próximo ano, um prazo que pode ser excecionalmente alargado por "uns meses".

O ministro dos Negócios Estrangeiros de El Salvador, Hugo Martínez, afirmou, na semana passada, que a cimeira não estava cancelada e que continuava "de pé", apesar de ter admitido existir a possibilidade de ser substituída por uma reunião de chefes de diplomacia.

DM (VM) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.