Paulo Bento apela ao "equilíbrio" e "paciência" frente à Rússia

| Desporto
Porto Canal / Agências

Óbidos, 06 jun (Lusa) - O treinador Paulo Bento apelou hoje ao "equilíbrio" e à "paciência" no decisivo jogo de sexta-feira com a Rússia, no qual a seleção portuguesa de futebol deve evitar querer "resolver tudo o mais depressa possível".

Paulo Bento reconheceu que a equipa lusa está "pressionada" pelos resultados obtidos no Grupo F europeu de qualificação para o Mundial de 2014, liderado pela Rússia, com mais um ponto e menos dois jogos do que Portugal e Israel, mas advertiu que os jogadores portugueses não se podem deixar "condicionar pela ansiedade".

"O conforto que o nosso adversário tem em termos classificativos obriga-nos a ter a iniciativa, mas temos de ter critério nessa iniciativa e jogar com índices de agressividade elevados, não deixando de ter paciência na construção do nosso jogo e saber que tem 90 minutos para ser ganho", observou em conferência de imprensa, em Óbidos.

O selecionador português assinalou que "do outro lado está uma equipa que defende bem e a prova disso é que não tem golos sofridos", mas alertou também para o perigo do contra-ataque russo, que dispõe de "jogadores rápidos", avisando que é preciso ter cuidados redobrados com o momento e o local da perda de bola.

"Não nos podemos deixar condicionar pela ansiedade, que é fruto da nossa classificação, e procurar resolver tudo o mais depressa possível. Temos de ser uma equipa equilibrada a nível tático e emocional. Vamos deparar-nos com muitas dificuldades e estamos um pouco mais pressionados em função da nossa margem ir diminuindo com os pontos que deixámos pelo caminho", reforçou.

O técnico recusou indicar quem, entre Luís Neto e Ricardo Costa, será o substituto de Pepe, habitual líder da defesa lusa, que vai falhar o jogo do Estádio da Luz, em Lisboa, por estar suspenso, deixando uma única garantia: Bruno Alves vai comandar o setor mais recuado.

"Decidiremos amanhã. O central que irá jogar é Bruno Alves. Quanto a quem o acompanhará teremos tempo para decidir. [Luís Neto e Ricardo Costa] são duas mais-valias. E o Sereno também está em condições físicas de poder jogar", lembrou.

A utilização do Nani será mais pacífica, mas o selecionador lembrou que o avançado já "tem um tempo de inatividade largo, pois o último jogo que fez foi em finais de abril" e que só a desde terça-feira integrou sem limitações os treinos da "equipa das quinas", no estágio que hoje termina em Óbidos.

"Está clinicamente apto, mas temos que ter em consideração tudo isso e definir a melhor forma de o utilizar. É um jogador com demasiado talento, que é importante na nossa dinâmica, o que nos obrigava a esgotar todos os prazos", explicou.

Paulo Bento reconheceu que a Rússia "está numa situação mais confortável" do que Portugal e recusou distrair-se no jogo de sexta-feira com a questão da luta primeiro lugar do grupo, pois "do outro lado estará uma equipa de grande qualidade, muito consistente, com quatro vitórias em quatro jogos e sem qualquer golo sofrido".

"Disse antes da fase qualificação que o objetivo era estar no Brasil de preferência em primeiro lugar. Neste momento é um cenário muito complicado de realizar. Aquilo em que temos de nos focar é terminar em segundo lugar, disputar um 'play-off' e não nos desviaremos", assegurou.

Paulo Bento não acredita que se repita ou tenha qualquer impacto no confronto do Estádio da Luz o resultado do último jogo com a Rússia, no qual Portugal goleou por 7-1, pedindo o apoio do público, mas também lembrando aos jogadores que é preciso "trazer as pessoas para o lado" da seleção.

A seleção lusa recebe a Rússia na sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com início às 20:45 horas, arbitrado pelo esloveno Damir Skomina, que assume caráter decisivo para o objetivo de marcar presença no Mundial de 2014, cuja fase final se vai realizar no Brasil.

RPC/AO // NF.

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

Sérgio Conceição: "A atitude é inegociável"

Sérgio Conceição promete “fazer tudo para ganhar” ao Casa Pia (domingo, 18h00).