"Explosão" registada no dia do desaparecimento de submarino argentino - Marinha

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Buenos Aires, 23 nov (Lusa) -- A Marinha argentina divulgou hoje que a avaliação feita à "anomalia hidro-acústica" detetada na zona onde foi localizado o submarino argentino San Juan a 15 de novembro, data do desaparecimento daquela unidade, revelou características de uma eventual "explosão".

Um relatório recebido hoje pela Marinha da Argentina indicou que naquele dia ocorreu "um acontecimento anormal, curto, violento, sem origem nuclear, correspondente a uma explosão", afirmou, em declarações à imprensa, o porta-voz da Armada argentina, Enrique Balbi.

O submarino argentino San Juan está desaparecido há oito dias no Oceano Atlântico com 44 tripulantes a bordo.

Nas mesmas declarações, Enrique Balbi frisou não existirem quaisquer indícios de que tal explosão possa estar ligada a um ataque ao submarino da Armada argentina.

O porta-voz da Marinha argentina indicou também que os familiares dos tripulantes foram informados destes novos desenvolvimentos, garantindo que os trabalhos de busca vão continuar até que existam respostas concretas sobre a localização e destino do submarino San Juan e respetiva tripulação.

Em Viena, a Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares (CTBTO, na sigla em inglês) também informou hoje da ocorrência de "um sinal anómalo nas imediações da última posição conhecida do submarino argentino desaparecido".

As estações hidro-acústicas da CTBTO detetaram "um acontecimento impulsivo subaquático" que ocorreu às 13:51 (hora de Lisboa) no dia 15 de novembro, indicou o organismo da ONU, num comunicado citado pela agência espanhola EFE.

Navios e aviões regressaram na quarta-feira a patrulhar a área em que foi detetado o ruído anómalo que, segundo os especialistas envolvidos nas operações de busca, poderá fornecer pistas sobre a localização do submarino.

Mesmo que o submarino esteja intacto, os especialistas têm receio das potenciais consequências para a tripulação, nomeadamente no que diz respeito às reservas de oxigénio, que duram normalmente entre sete e dez dias.

SCA // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.