PR Moçambique anuncia mudanças no Governo e a nível provincial

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 23 nov (Lusa) - O Presidente de Moçambique anunciou hoje duas mudanças, uma no elenco do Governo e outra a nível provincial, de acordo com despachos divulgados.

Filipe Nyusi nomeou a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, Nyeleti Mondlane, como nova ministra da Juventude e Desportos, lugar até agora ocupado por Alberto Nkutumula.

O chefe de Estado indicou ainda Júlio José Parruque administrador do distrito da Matola, segunda maior cidade do país, como novo governador da província de Cabo Delgado.

A informação da presidência não adianta mais detalhes, nem indica quem vai ocupar os cargos de vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e de administrador do distrito da Matola.

Nyeleti Mondlane, filha de Eduardo Mondlane, fundador da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder desde a independência de Moçambique, foi um dos oito novos militantes a integrar a comissão política no 11.º Congresso realizado há cerca de dois meses.

Alberto Nkutumula, jurista que agora deixa o Governo, tinha falhado a reeleição para o comité central do partido no mesmo encontro.

Júlio José Parruque vai ocupar um lugar que estava vago desde 10 de novembro, altura em que a governadora, Celmira da Silva, foi nomeada vice-ministra da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado, no extremo norte costeiro de Moçambique, foi alvo durante o mês de outubro de ataques armados contra a polícia por parte de dezenas de insurgentes, muitos ali residentes, de aparente inspiração radical islâmica, mas sem liderança conhecida.

LFO // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.