Canadá vai destinar mais de 26.000 ME para plano de habitação

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Toronto, Canadá, 23 nov (Lusa) -- O Governo do Canadá anunciou, na quarta-feira, que vai destinar 40.000 milhões de dólares canadianos (26.621 milhões de euros) para um plano de resposta à grave falta de habitação acessível no país.

O plano, que foi anunciado na quarta-feira em Toronto pelo primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, prevê a construção de 100.000 casas acessíveis, a reparação de 30.000 habitações sociais já existentes e a redução para metade do número de sem-abrigo.

O Governo canadiano também quer proteger 385.000 proprietários para que possam manter a sua habitação a preços acessíveis e proporcionar ajuda financeira a 300.000 agregados através de um fundo.

O plano, denominado Canada Housing Benefit, irá proporcionar às famílias carenciadas um subsídio anual para o pagamento das rendas de até 2.500 dólares canadianos (1.663 euros).

O subsídio começará a ser aplicado a partir de 2020, terminando em 2028.

Ao apresentar o plano, Justin Trudeau afirmou que o acesso a uma habitação é um "direito humano": "Toda a gente merece um lugar seguro e acessível a que possa chamar de casa".

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.