Chuvas provocam deslizes e inundações que afetam 25 famílias na capital timorense

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 23 nov (Lusa) - Pelo menos 25 famílias foram afetadas por deslizes de terra e inundações na aldeia de Carungulan, na zona oriental da capital timorense de Díli, que deixaram várias casas cheias de lama e entulho, segundo uma avaliação preliminar das autoridades.

Ruben de Sousa Mendonça, técnico social do Ministério de Solidariedade Social (MSS), disse à Lusa que esse é o rescaldo preliminar conduzido na zona do suco (freguesia) de Metiaut e que o Governo vai já preparar auxílio de emergência para as famílias.

"Foram 25 famílias afetadas. Perderam muitos dos seus bens e as suas casas ficaram cheias de água e de lama", explicou à Lusa durante uma visita que uma equipa do MSS efetuou ao local com responsáveis do suco.

Não houve vítimas a lamentar e não está ainda contabilizado o valor total dos danos provocados.

Mateus da Costa, um dos responsáveis do suco, explicou à Lusa que não é comum haver um impacto tão grande na montanha próxima, culpando as obras que estão em curso para a ampliação de uma estrada, mais acima, pelos deslizes de terra.

"As obras soltaram mais a terra e com a chuva veio tudo por aí abaixo", explicou.

Em pelo menos quatro pontos da zona as chuvas arrastaram pedras, terra e lama das colinas para as zonas mais baixas onde vivem as famílias mais afetadas.

A situação exige uma intervenção rápida das autoridades municipais e estatais já que grande parte das valetas, desenhadas para escoar a água, estão agora totalmente bloqueadas, cheias de lama, terra e pedras.

Com chuvadas quase diariamente nos últimos dias a situação pode assim complicar-se ainda mais na zona onde hoje alguns moradores estavam a tentar limpar à frente das suas lojas, quiosques ou outros pequenos negócios.

A quantidade de terra e lama que desceu da montanha é visível no mar, com uma grande mancha castanha cor de terra a alargar-se dezenas de metros mar adentro.

ASP // DM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.