Classificadas como homicídio 12 de 14 mortes em lar de idosos da Flórida após furacão Irma

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Miami, Estados Unidos, 23 nov (Lusa) -- As autoridades de Hollywood, no sul da Flórida, classificaram na quarta-feira como homicídio 12 de 14 mortes ocorridas em setembro num lar de idosos que ficou sem ar condicionado após a passagem do furacão Irma pelos Estados Unidos.

O Departamento da Polícia de Hollywood, a norte de Miami, informou através de um comunicado que o chefe do Gabinete Forense do condado de Broward, Craig Mallak, classificou a morte de 12 pacientes do Centro de Reabilitação de Hollywood Hills como homicídio devido a "exposição ao calor".

As mortes de Francesca Castro Andrade, de 95 anos, e de Alice Thomas, de 94, não são abrangidas pela investigação em causa, esclareceu a polícia.

Este lar de idosos teve de ser evacuado no passado dia 13 de setembro após uma falha no sistema de ar condicionado provocada pelos apagões de energia elétrica na sequência da passagem do furacão Irma, que tocou terra na Flórida três dias antes.

Catorze idosos, com idades entre 70 e 96 anos, do Centro de Reabilitação de Hollywood Hills morreram devido às elevadas temperaturas.

Ao retirar a licença do lar de idosos, em setembro, a Agência para a Administração de Serviços de Saúde (AHCA, na sigla em inglês) tinha indicado que as temperaturas superaram os 41 graus centígrados.

O lar de idosos de Hollywood, que é alvo de investigação criminal, encontra-se a braços com várias ações por negligência apresentadas por familiares das vítimas.

DM //ISG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.