Minutas da Fed revelam apoio geral a novo aumento das taxas de juro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 23 nov (Lusa) -- Os membros da Reserva Federal norte-americana (Fed) manifestam um apoio generalizado a um novo aumento das taxas de juro, apesar de persistirem algumas dúvidas face à meta da inflação não ter sido atingida.

De acordo com a agência Associated Press (AP), as atas da Fed de 31 de outubro a 01 de novembro, mostram que muitos dos responsáveis acreditam que uma subida da taxa será justificada, se as perspetivas para o médio prazo se mantiver, no essencial, inalteradas. No entanto, alguns dos membros ressalvam que a inflação não atingiu os 2% estimados pela Fed, fixando-se em 1,7%, recomendando, por isso, que o Banco Central tenha uma atitude "cautelosa" no que se refere a um aumento dos juros.

A Reserva Federal volta a reunir-se entre os dias 12 e 13 de dezembro e os economistas perspetivam que seja anunciado um aumento das taxas de juro.

Este ano o Banco Central aumentou por duas vezes os juros, em março e junho, tendo subido a taxa de referência, de menos de 1% para 1,25%

No entanto, nas três reuniões que se seguiram à última decisão a Fed optou por deixar as taxas de juro inalteradas.

Citada pela AP, na passada terça-feira, a presidente demissionária da Reserva Federal, Janet Yellen, afirmou estar "preocupada face ao fracasso dos valores da inflação".

Janet Yellen considerou que os valores são "uma surpresa", tendo em conta o recuo da taxa de desemprego para 4,1% em outubro, o valor mais baixo em quase 17 anos.

PE // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.