Ministro anuncia linha de 600 milhões de euros para aumentar as exportações

| Política
Porto Canal com Lusa

Fátima, Santarém, 22 nov (Lusa) -- O Governo vai abrir uma linha de 600 milhões de euros de financiamento para as empresas portuguesas aumentarem as exportações, disse hoje, em Fátima, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

"A linha de 600 milhões [de euros] que vamos criar" será "dedicada diretamente às empresas exportadoras", para "financiar a sua capacidade exportadora", afirmou Caldeira Cabral, que falava hoje à agência Lusa, à margem do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, que decorre em Fátima até quinta-feira.

Pretende-se, deste modo, apoiar "empresas que, estando a trabalhar no mercado global, de repente têm encomendas muito grandes, precisam de um financiamento adequado e rápido para fazer face a esse aumento da procura", que -- exemplificou --, pode implicar a aquisição de matérias-primas, a admissão de mais trabalhadores ou novos investimentos.

"Queremos que [as empresas exportadoras] comprem matérias-primas, façam investimentos, empreguem mais pessoas e criem mais valor para Portugal", afirmou, salientando que esta linha visa apoiar empresas, que, "estando numa boa situação, estão a exportar e estão a crescer na exportação" e precisam desta "alavanca financeira para não ficarem limitadas no crescimento".

Para esse crescimento, as empresas podem querer "financiar os seus clientes, exportando com linha de crédito, o que é especialmente importante" em relação a "máquinas e equipamentos de longa duração", especificou.

As linhas 'Capitalizar', que "têm sido um sucesso", foram criadas para financiar a tesouraria e o investimento de empresas que estão a investir e a crescer, mas agora, trata-se de financiar as empresas que estão a exportar e precisam de financiar o aumento da sua atividade, sintetizou, adiantando que espera que esta linha de 600 milhões de euros de financiamento "tenha grande adesão".

Este novo apoio também se destina à inovação, pois "é pela inovação e pela melhoria da qualidade e da capacidade tecnológica que as empresas portuguesas hoje competem no mundo e se têm vindo a tornar cada vez mais competitivas", explicou.

Manuel Caldeira Cabral disse ainda que o objetivo é que as exportações do País atinjam 50% do PIB (produto interno bruto), dentro de alguns anos, porque "Portugal está e tem capacidade de estar no mercado global", onde a sua posição "ainda é relativamente baixa em termos de internacionalização", quando comparado com "alguns países de dimensão semelhante".

As exportações portuguesas estão a registar, este ano, "o maior crescimento da década" e "não apenas no setor do turismo" (que está a aumentar mais do em 2016), mas também em áreas como as dos produtos metálicos, agroalimentar, máquinas e aparelhos, automóvel, com crescimentos da ordem dos 10% ou superiores, destacou ainda o ministro.

"Este crescimento das exportações, que é um recorde nesta década, demonstra bem a competitividade e a vitalidade da economia portuguesa e é esta competitividade e vitalidade" que o Governo quer apoiar, concluiu Manuel Caldeira Cabral.

AMV/JEF //ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.