Portugal e Cabo Verde devem dar mais passos quanto à circulação de pessoas - Marcelo

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 nov (Lusa) - O Presidente português elogiou hoje o contributo da comunidade cabo-verdiana para a sociedade portuguesa e defendeu que Portugal e Cabo Verde devem, bilateralmente, "dar mais passos no sentido da circulação das pessoas".

Marcelo Rebelo de Sousa falava na Sala das Bicas do Palácio de Belém, em Lisboa, depois de ter estado reunido com o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que hoje iniciou uma visita de Estado de quatro dias a Portugal.

Tendo Jorge Carlos Fonseca ao seu lado, de quem foi colega de faculdade e a quem se referiu como "querido amigo de há décadas", o chefe de Estado português considerou que as relações as nações e os povos e Portugal e de Cabo Verde são excelentes e que é difícil superar o atual grau de proximidade.

"Essa excelência deve muito à presença dos nossos irmãos cabo-verdianos em Portugal, é uma comunidade antiga, entrosada na sociedade portuguesa, que tem contribuído todos os dias para o avanço da sociedade portuguesa e a quem muitíssimo devemos. E aqui fica registada a gratidão do Presidente da República de Portugal", acrescentou.

Referindo-se ao intercâmbio entre estudantes dos dois países, Marcelo Rebelo de Sousa declarou: "Somos sensíveis a tudo quanto possa ser feito para articular melhor as várias instituições para responder a preocupações de estudantes cabo-verdianos em Portugal relativamente aos seus vistos e relativamente à sua permanência entre nós, que para nós é tão importante".

"Também bilateralmente é importante dar mais passos no sentido da circulação das pessoas, da mobilidade entre as pessoas", defendeu, mais à frente.

No plano multilateral, o Presidente da República reiterou o apoio de Portugal ao "aprofundamento" da parceria entre Cabo Verde e a União Europeia e congratulou-se com "os passos dados ou a dar por Cabo Verde no quadro da mobilidade com a União Europeia", defendendo que "isso é positivo para a União Europeia, é positivo para Cabo Verde, é positivo para Portugal".

No quadro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Marcelo Rebelo de Sousa salientou que Cabo Verde vai acolher a próxima cimeira e atribuiu-lhe "uma especial responsabilidade e um papel muito importante, porventura determinante" para reforçar a visibilidade desta comunidade.

"E também para levar por diante um projeto que nos é querido: a mobilidade dentro da CPLP", acrescentou.

IEL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.