Vitória de Guimarães é o adversário do FC Porto na Taça de Portugal

Vitória de Guimarães é o adversário do FC Porto na Taça de Portugal
| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O Vitória de Guimarães é o adversário do FC Porto nos oitavos de final da Taça de Portugal, segundo ditou o sorteio realizado na tarde desta quarta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras. O jogo disputa-se no Estádio do Dragão, estando a eliminatória agendada para os dias 12, 13 e 14 de dezembro.

Fernando Gomes, representante dos portistas no sorteio, reforçou que a Taça de Portugal é, depois do campeonato, o grande objetivo nesta época, e falou em “respeito” pelo adversário: “O Vitória é das melhores equipas portuguesas, a história diz-nos isso. Respeitamos o Vitória, com toda a sua grandeza. Mas, como queremos vencer, temos de abordar os jogos com total responsabilidade e competência futebolística. O que importa nestes casos é a forma como abordamos os jogos. Temos estado em pleno nesse aspeto e tenho confiança de que vamos continuar a estar.”

As duas equipas já se encontraram por 12 vezes na competição, tendo os Dragões eliminado os vimaranenses em dez delas - as únicas exceções remontam às épocas de 1975/76 e 2004/05, em que os minhotos, jogando na condição de visitado, venceram por 2-1.

A história regista, no total, 15 jogos disputados entre FC Porto e Vitória de Guimarães na Taça de Portugal, uma vez que, em algumas edições, as eliminatórias foram decididas a duas mãos. Os azuis e brancos somam 11 vitórias - uma delas valeu a vitória na competição, em 2010/11 - um empate e três derrotas, tendo marcado 48 golos e sofrido 20.

O FC Porto chega a esta quinta eliminatória depois de ter afastado o Lusitano de Évora (6-0) e o Portimonense (3-2), ao passo que os minhotos eliminaram o Feirense (2-1) e o Vasco da Gama (6-1).

Esta será a primeira vez que os dois emblemas se defrontam esta época de forma oficial, dado que, para a Liga, só se encontrarão em janeiro, na 17.ª e última jornada da primeira volta.

Todos os jogos da Taça de Portugal

Rio Ave-Benfica

Marítimo-Cova da Piedade

FC Porto-V. Guimarães

U. Madeira-D. Aves

Sporting-Vilaverdense

Moreirense-Santa Clara

Caldas-Académica

Praiense-Farense

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.