Financiamento do Estado reduziu-se até setembro devido a reembolsos ao FMI

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 nov (Lusa) - O financiamento das administrações públicas foi de 1.400 milhões de euros entre janeiro e setembro, menos de metade do valor do mesmo período de 2016 devido aos reembolsos antecipados ao FMI, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

Segundo os dados do banco central, nos primeiros nove meses do ano, as administrações públicas pediram emprestado 400 milhões de euros a bancos e 3,8 mil milhões de euros a residentes.

Contudo, o valor de financiamento face ao exterior foi negativo em 2,8 mil milhões de euros, pelo que o financiamento das administrações públicas se fixou em 1.400 milhões de euros entre janeiro e setembro.

O banco central explicou que o financiamento negativo do Estado face ao exterior se deveu "essencialmente aos reembolsos antecipados de empréstimos do Fundo Monetário Internacional no montante de 5,3 mil milhões de euros".

IM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.