Ex-PR Chissano classifica mudança no Zimbabué como momento histórico

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 22 nov (Lusa) - O ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, classificou hoje a mudança política no Zimbabué como "um momento importante na história de África".

"É um momento importante na história de África, um exemplo de que os povos africanos devem saber confiar nas suas próprias forças e saber resolver os seus problemas", referiu.

Joaquim Chissano falava aos jornalistas à margem de uma conferência internacional sobre conhecimento a decorrer em Maputo.

O antigo chefe de Estado considera que "a democracia funcionou".

Chissano recordou um telefonema que recebeu há dias, de alguém que lhe dizia temer pela vida de Mugabe.

O antigo Presidente moçambicano discordou: "Conheço aqueles zimbabueanos e são pessoas que vão respeitar Mugabe, não vão fazer mal nenhum".

Joaquim Chissano considera que Mugabe tomou "a decisão certa neste momento. Podia ter feito há mais tempo, mas a situação que conheço não era tão fácil", concluiu.

Mugabe, de 93 anos, demitiu-se na terça-feira ao fim de 37 anos no poder, na sequência do levantamento dos militares contra ele na semana passada, depois de ter destituído o vice-Presidente e seu aliado de longa data, Emmerson Mnangagwa.

LFO (DM/NVI/FPA/ARA) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.