Moçambique só espera influências "no melhor sentido" com mudança no Zimbabué

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 22 nov (Lusa) - O ministro dos Negócios estrangeiros de Moçambique, Oldemiro Balói, considerou hoje que se a mudança política no Zimbabué influenciar as relações entre os dois países, será "no melhor sentido".

Questionado sobre o impacto da demissão do Presidente Mugabe na cooperação com Moçambique, o governante referiu que, "a influenciar, será no melhor sentido porque se os zimbabueanos tomaram a medida que acabaram de tomar é porque acharam que deviam dar um novo impulso ao ritmo de desenvolvimento e crescimento", referiu.

Oldemiro Balói falava aos jornalistas à margem de uma conferência internacional sobre conhecimento a decorrer em Maputo.

"Os zimbabueanos escreveram a sua própria história. Depararam-se com um problema, resolveram entre eles, parecem satisfeitos com a solução e isso é o que interessa", referiu o chefe da diplomacia moçambicana.

"Países irmãos não se dividem por nada deste mundo", acrescentou.

Oldemiro Balói referiu que Moçambique acompanhou desde o primeiro momento a intervenção miliar no Zimbabué, mas sem comentários públicos, justificando que "nestas situações, a descrição é importante".

Mugabe, de 93 anos, demitiu-se na terça-feira ao fim de 37 anos no poder, na sequência do levantamento dos militares contra ele na semana passada, depois de ter destituído o vice-Presidente e seu aliado de longa data, Emmerson Mnangagwa.

LFO (DM/NVI/FPA/ARA) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.