Casamento da neta do imperador do Japão marcado para novembro de 2018

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 22 nov (Lusa) -- O casamento da princesa japonesa Mako, neta mais velha do imperador Akihito, e Kei Komuro, um ex-colega da universidade, foi marcado para 04 de novembro de 2018, anunciou hoje a agência da Casa Imperial.

A cerimónia, a ter lugar no Hotel Imperial de Tóquio, vai contar com a presença dos imperadores, Akihito e Michiko, poucos meses antes da abdicação do monarca, prevista para a primavera de 2019, confirmou um porta-voz.

O casal anunciou oficialmente o compromisso em 03 de setembro, meses depois de os 'media' o terem noticiado.

Antes das núpcias, os jovens, ambos de 26 anos, vão formalizar o compromisso através do tradicional ritual "Nosai no Gi", um ato semelhante ao de pedir formalmente a mão da noiva aos pais, marcado para 04 de março do próximo ano, informou a Casa Imperial.

A princesa Mako é a filha mais velha do príncipe Akishino, segundo filho do imperador e segundo na linha de sucessão ao trono do Crisântemo, a seguir ao príncipe herdeiro Naruhito.

Este casamento reabriu o debate sobre a necessidade de reforma da lei que rege a Casa Imperial do Japão desde 1947, a qual estabelece que as mulheres que nascem no seu seio perdem o estatuto de realeza ao casarem-se com um homem que não tenha 'sangue azul', o que tem vindo a reduzir significativamente o número dos seus membros.

O casamento de Mako irá deixar em 18 o número de membros da dinastia hereditária reinante mais antiga do mundo.

Dos 18, apenas quatro, excluindo Akihito, de 83 anos, são homens e, portanto, com acesso ao trono: o irmão do imperador, o príncipe Hitachi (81 anos), o príncipe herdeiro Naruhito (57 anos), o seu irmão Akishino (51 anos) e o príncipe Hisahito, de 11 anos e irmão mais novo da princesa Mako.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.