Filipinas cancelam negociações de paz com guerrilha comunista

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manila, 22 nov (Lusa) -- As Filipinas anunciaram hoje o cancelamento das atualmente estancadas negociações de paz com representantes do Novo Exército do Povo (NEP), uma guerrilha comunista considerada um grupo terrorista pelos Estados Unidos e pela UE.

"Não vai haver mais negociações de paz com o Partido Comunista das Filipinas/Novo Exército do Povo/Nova Frente Democrática até que se verifique o ambiente propício para uma mudança de postura do Governo", afirmou Jesús Dureza, conselheiro para a paz do Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, em comunicado.

O organismo de Manila responsável pelas negociações de paz justificou a decisão com a falta de vontade de negociação por parte dos comunistas e com os seus recentes ataques armados às forças de segurança do país.

De acordo com a mesma nota, Duterte "tomou medidas sem precedentes" e "fez um esforço adicional para alcançar a paz", mas "o Partido Comunista e os seus elementos armados não mostraram reciprocidade".

O Governo e representantes do ilegalizado Partido Comunista das Filipinas, que tem o NEP como braço armado, iniciaram negociações em abril para traçar as bases de uma paz definitiva. No entanto, o diálogo permanece estancado e ambas as partes protagonizaram confrontos armados.

Nos últimos dias, Duterte prometeu não negociar mais com os comunistas e declarou a intenção de voltar a classificar o NEP como "grupo terrorista".

Esta guerrilha de inspiração maoista figura como organização terrorista nas listas dos Estados Unidos e UE, apesar de Manila lhe ter retirado essa classificação em 2011 para a facilitar as negociações de paz.

O conflito entre o Estado filipino e o NEP -- que conta com aproximadamente 6.000 combatentes regulares, segundo estimativas, e opera principalmente em zonas rurais -- prolonga-se há mais de quatro décadas e meia, tendo causado pelo menos 30 mil mortos.

Sob a presidência de Duterte, iniciada em 30 de junho de 2016, foi assinado um cessar-fogo em agosto do ano passado. Essa trégua durou até ao início de fevereiro, altura em que os comunistas o quebraram.

Na sequência disso, o Presidente filipino optou por não tentar retomar as negociações até os rebeldes deixarem de atacar as tropas e de extorquir a população em várias zonas do país.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.