Vila Real, Viana do Castelo, Vila Real e Madeira sob aviso amarelo devido ao vento

Vila Real, Viana do Castelo, Vila Real e Madeira sob aviso amarelo devido ao vento
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os distritos de Vila Real, Viana do Castelo e Braga e a ilha da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Vila Real, Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso amarelo a partir das 12:00 e até ao final do dia devido à previsão de vento forte com rajadas até 70 quilómetros por hora, sendo até 90 quilómetros hora nas terras altas.

O IPMA colocou também a ilha da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70/75 quilómetros por hora na Costa Norte, de 80 quilómetros por hora na Costa sul e de 100 quilómetros por hora nas terras altas até às 18:00 de hoje.

A ilha da Madeira está ainda sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, pontualmente fortes e podendo ser acompanhados de trovoada entre as 09:00 e as 18:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco nublado no interior até meio da manhã, tornando-se gradualmente muito nublado do litoral para o interior a partir da manhã.

A previsão aponta também para períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho a partir do final da manhã, aumentando de intensidade e frequência para o final da tarde, e estendendo-se ao Douro Litoral no final do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a forte na faixa costeira a partir da manhã, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora a norte do cabo Mondego, e forte com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas, em especial do litoral Norte.

O IPMA prevê ainda formação de geada em alguns locais do interior, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima no litoral.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no Alentejo a partir da tarde, vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado no litoral oeste a partir da manhã e nas terras altas a partir da tarde, possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima no litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão variar entre os -1 (em Bragança) e os 14 (em Coimbra) e as máximas entre os 13 (na Guarda) e os 23 (em Santarém, Évora e Beja).

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros mais frequentes a partir da manhã, em especial nas vertentes sul da ilha e nas zonas montanhosas, onde poderão ser localmente fortes até meio da tarde.

A previsão aponta ainda para vento moderado a forte do quadrante sul com rajadas até 80 quilómetros, sendo forte a muito forte e com rajadas até 100 quilómetros por hora nas zonas montanhosas, rodando gradualmente para oeste a partir do meio da tarde e enfraquecendo, tornando-se fraco a moderado para o final do dia e pequena subida da temperatura mínima.

No Funchal as temperaturas vão variar entre 20 e 24 graus Celsius.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Oficiais da justiça protestam pela "falta de respostas urgentes"

Os oficiais de Justiça de Guimarães vão concentrar-se em protesto à porta do Palácio da Justiça na Praça da Mumafona, em Guimarães, na manhã desta quarta-feira, apurou o Porto Canal.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.