Governo cria fundo para apoiar autoridades de transportes públicos

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 nov (Lusa) -- A portaria que cria e regula um Fundo para o Serviço Público de Transportes, destinado a financiar autoridades do setor de todo o país e assim apoiar a sua capacidade e melhorar a oferta, entra hoje em vigor.

Segundo a portaria publicada em Diário da República, o objetivo é "auxiliar o financiamento das autoridades de transportes" e para isso o Fundo dispões de uma dotação de cerca de oito milhões de euros.

Com a medida, o Governo pretende, assim, "contribuir para o financiamento e o funcionamento das autoridades de transporte", apoiar "a capacitação organizativa e técnica das autoridades de transportes competentes, a nível metropolitano, intermunicipal e municipal", promover a "investigação e desenvolvimento e a promoção de sistemas de transportes inteligentes".

O Executivo quer ainda incentivar à realização de "estudos de planeamento e implementação de sistemas de transportes flexíveis", dinamizar "ações coordenadas destinadas a melhorar a qualidade, a segurança e o ambiente no âmbito dos transportes públicos" e ainda apostar na "melhoria da imagem" deste serviço.

Podem recorrer ao fundo "todas as autoridades de transportes, incluindo o Estado, as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, as Comunidades Intermunicipais e os municípios, bem como qualquer forma de associação entre estas entidades das quais resulte o exercício partilhado da função de autoridade de transportes", segundo a portaria.

Acrescem "os operadores de transporte público de passageiros, qualquer que seja a sua natureza" e "outras pessoas coletivas, qualquer que seja a sua natureza, na medida em que sejam promotoras ou participantes de qualquer das atividades financiadas pelo fundo".

Apesar de ter sido criado em 2015, o fundo nunca tinha entrado em funcionamento.

A portaria adianta que em causa está uma dotação inicial de perto de oito milhões de euros, que provém do financiamento às comunidades intermunicipais (três milhões de euros), da verba transferida para estas duas áreas metropolitanas (cerca de dois milhões de euros) e do Fundo Ambiental (três milhões de euros).

ANE (FYM)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".