Hong Kong registou o primeiro caso de gripe aviária H9N2 em quatro anos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Hong Kong, China, 31 dez (Lusa) - Um homem de 86 anos foi diagnosticado em Hong Kong com a estirpe H9N2 da gripe aviária, tendo este sido o primeiro caso do género detetado em quatro anos na antiga colónia britânica, informou hoje a imprensa local.

O homem, natural de Hong Kong e residente na cidade chinesa vizinha de Shenzhen, atravessou no sábado a fronteira para a Região Administrativa Especial chinesa para procurar ajuda médica por sentir calafrios e tosse, tendo sido depois levado para o hospital de ambulância, de acordo com as autoridades de Saúde de Hong Kong, citadas pelo jornal South China Morning Post.

As mesmas fontes indicaram que as análises laboratoriais confirmaram na segunda-feira que o indivíduo estava infetado com gripe aviária, apesar de não ter estado em contacto direto com aves.

No hospital, o homem registou febre, tendo a sua situação clínica estabilizado. Mais de 50 funcionários da instituição de saúde onde foi atendido estão a ser monitorizados caso registem algum sintoma de gripe.

"Este caso não eleva muito o risco geral, mas é preocupante estarmos a observar recentemente vários subtipos de gripe aviária a infetar humanos de forma mais frequente", afirmou o microbiologista da Universidade de Hong Kong, Ho Pak-leung, citado pelo South China Morning Post.

A transmissão entre humanos do vírus H9N2 ainda não foi provada.

Desde 1999 que Hong Kong registou sete casos deste vírus, dos quais dois foram importados da China continental, quatro foram infeções locais e um teve origem desconhecida, tendo o mais recente sido diagnosticado em 2009 e todos os indivíduos infetados recuperaram, segundo os dados do Departamento de Saúde da antiga colónia britânica.

PNE // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.