Mais de dois milhões de pessoas deverão passar o ano na praia de Copacabana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Rio de Janeiro, 31 dez (Lusa) - Cerca de 2,3 milhões de pessoas, um terço das quais turistas, são esperadas esta noite na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para a festa de passagem de ano, informou a Prefeitura.

De acordo com os dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício, que se inicia às 00:00, vai durar 16 minutos. Ao mesmo tempo, cerca de 24 mil foguetes serão lançados a partir de 11 embarcações ancoradas a 400 metros da praia.

Entre os mais de 700 mil turistas esperados, cerca de 45 mil irão assistir ao espetáculo a bordo de nove navios transatlânticos e de outras 250 pequenas embarcações.

Os hotéis do Rio de Janeiro registam uma ocupação de 90% e as autoridades locais esperam que a passagem de ano gere um volume de negócios na ordem dos 614 milhões de dólares.

Nesta altura do ano, os cariocas costumam ir à praia vestidos de branco para fazer oferendas a Iemanjá, a rainha do mar no candomblé, o culto afro-brasileiro.

Para garantir a segurança da festa na praia de Copacabana, com 4,5 quilómetros de comprimento, foram mobilizados 1.826 guardas municipais, 1.522 polícias e 350 bombeiros.

Em julho, a mesma praia acolheu um recorde de três milhões de pessoas para a vigília e missa final da Jornada Mundial da Juventude Católica que foi celebrada pelo papa Francisco.

PNE // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.