Pizarro (PS) diz que Porto "não pode sentir-se diminuído" por perder sede da EMA

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 20 nov (Lusa) -- O vereador socialista na Câmara do Porto Manuel Pizarro defendeu hoje que a cidade "não pode sentir-se diminuída" com o resultado da candidatura a sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA) que, disse, irá deixar "uma marca no futuro".

"Eu estava mais contente se a decisão tivesse sido a seleção do Porto para o grupo final de votação, mas ainda assim quero valorizar que é a primeira vez na história que o Porto é apresentado pelo país como uma solução viável para a localização de uma agência internacional", afirmou o também líder da federação distrital do PS/Porto.

A cidade do Porto foi hoje eliminada na votação no Conselho da União Europeia para escolher a futura sede EMA, que vai abandonar o Reino Unido devido ao 'Brexit', revelaram fontes europeias, segundo as quais passaram à próxima volta da eleição as cidades de Amesterdão (Holanda), Copenhaga (Dinamarca) e Milão (Itália).

"As três cidades mais votadas -- Milão, Copenhaga, Amesterdão -- são três grandes cidades europeias. E portanto o Porto não se pode sentir diminuído por ter ficado atrás de cidades desta dimensão e com este valor histórico", destacou Manuel Pizarro.

Para o autarca, "esta campanha pelo Porto, que foi desenvolvida pelo estado português à escala europeia vai deixar uma marca para o futuro" e "de agora em diante nunca mais poderá ser ignorada a possibilidade de instalar uma grande instituição internacional" na cidade.

Pizarro admitiu, porém, que a campanha "porventura" terá começado "um pouco mais tarde" que outras.

"Eu acho que essa turbulência [no início do processo, sobre a escolha da cidade a candidatar} só beneficiou o país porque se não tivesse sido o Porto o candidato, o resultado teria sido previsivelmente pior", frisou.

O socialista admitiu ainda ter sempre considerado que a probabilidade de o Porto vencer "era pequena", mas que "seria gravíssimo" que se tivesse desistido "de lutar por esta possibilidade".

"Só o facto de termos afirmado a nossa candidatura contribuiu em muito para o prestígio da cidade no plano europeu e internacional e isso é um resultado que ficará a crédito para o futuro", salientou.

Para Manuel Pizarro, há que "aprender com tudo o que aconteceu neste processo, de bom e de menos bom", para, em próximas ocasiões, ser possível obter melhores resultados.

Na primeira volta da votação para a sede da EMA, o Porto recolheu 10 votos, tendo sido a sétima cidade mais votada, a par de Atenas, e atrás de Milão (25 votos), Amesterdão e Copenhaga (ambas com 20), Bratislava (15), Barcelona (13), Estocolmo (12).

A EMA, cuja localização em Londres terá de mudar devido à saída do Reino Unido da UE, conta atualmente com 890 trabalhadores e recebe cerca de 35 mil representantes da indústria por ano.

A nova sede da Autoridade Bancária Europeia -- com oito candidaturas - também é decidida na reunião de hoje, na qual Portugal está representado pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

LIL (ACC/IG) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.