Síria: Exército expulsa Estado Islâmico e recupera cidade de Boukamal

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Deir Ezzor, Síria, 19 nov (Lusa) - O Exército sírio e os seus aliados expulsaram de novo hoje o grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) de Boukamal, última cidade nas mãos da organização terrorista, afirmou uma fonte militar.

Com a perda desta cidade do leste da Síria, o EI só controla algumas bolsas na Síria, depois do afundamento do seu 'califado' autoproclamado há três anos.

"O Exército sírio e as forças aliadas assumiram o controlo da cidade de Boukamal e estão a limpar de minas e de explosivos colocados pelo EI", indicou a fonte citada pela AFP.

"O EI opôs uma resistência feroz, tendo recorrido a engenhos explosivos e a atacantes suicidas", precisou a fonte.

O Exército sírio tinha anunciado no início de novembro que tinha reconquistado esta cidade do leste da Síria antes dos 'jihadistas' terem recuperado o controlo dias mais tarde.

A agência oficial síria Sana também noticiou que as tropas governamentais e os seus aliados "esmagaram as últimos bolsas de terroristas do EI na cidade".

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou o controlo total da cidade pelo regime, afirmando que "os combates tinham cessado no interior da cidade".

MC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.