Mais de cem jornalistas assassinados em 2013, Síria é o país mais perigoso

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 31 dez (Lusa) - Pelo menos 108 jornalistas foram assassinados em 2013, ano em que a Síria mostrou ser o país mais perigoso para a comunicação social, concluiu a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Em comunicado divulgado na segunda-feira, a organização detalha cada vítima de ataque seletivo, bombas, explosões, fogo cruzado ou acidentes sofridos durante a cobertura jornalística.

As regiões mais mortíferas para os jornalistas foram Ásia-Pacífico, com 31 assassínios (29%), Médio Oriente e mundo árabe, com 29, África, com 22, e América Latina, com 20. Pelo menos três jornalistas foram assassinados na Europa.

O sangrento conflito que se arrasta há quase três anos na Síria colocou este país no primeiro lugar da lista dos mais perigosos para os jornalistas. Seguem-se Iraque, Paquistão, Filipinas, Índia, Somália e Egipto.

A corrupção, os conflitos, o terrorismo e o crime organizado são alguns dos assuntos que fazem mais vítimas, quase sempre assassinadas com a clara intenção de impedir a finalização do trabalho em curso e a divulgação pública de determinada informação.

Seis das vítimas mortais são mulheres e os dados da FIJ revelam um aumento da violência contra as jornalistas, "sujeitas a abusos sexuais, intimidação e discriminação".

A FIJ insta os governos de todo o mundo a pôr fim à impunidade da violência exercida contra jornalistas e outros profissionais da comunicação.

"Os níveis de violência continuam a ser inaceitáveis e persiste a necessidade urgente de que os governos reforcem a proteção dos jornalistas", frisa a FIJ.

Apesar de elevado, o número global de vítimas representa uma diminuição de 10% em relação a 2012.

SBR // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.