Rússia volta a vetar extensão do mandato de investigadores de armas químicas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, Estados Unidos, 18 nov (Lusa) -- A Rússia vetou na sexta-feira, pela segunda vez em 24 horas, um projeto de resolução das Nações Unidas para estender por 30 dias o mandato de peritos internacionais encarregados de investigar o uso de armas químicas na Síria.

A resolução para estender o Joint Investigative Mechanism (JIM) recebeu 11 votos a favor, dois contra (Rússia e Bolívia) e duas abstenções (China e Egito). O voto negativo da Rússia, que é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (a par dos Estados Unidos, China, França e Reino Unido), constitui um veto.

Foi o segundo veto da Rússia em 24 horas de uma resolução para estender o JIM, e o 11.º em relação a uma resolução do Conselho de Segurança sobre a Síria, país do qual Moscovo é um aliado próximo.

FV // FV.Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.