Quase quatro toneladas de cocaína apreendidas e 40 detidos em Espanha e Marrocos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 17 nov (Lusa) -- Quase quatro toneladas de cocaína, num valor de mais de 100 milhões de euros, foram apreendidas em Espanha e em Marrocos no âmbito de uma operação internacional que resultou em 40 detenções, anunciou hoje o ministério espanhol do Interior.

Um comunicado do ministério espanhol do Interior explica que a operação teve início em 2016 e que a Guardia Civil apreendeu, em Espanha, 1,3 toneladas de cocaína e mais de 13 milhões de euros em dinheiro.

Por sua vez, a Direção Geral de Vigilância do Território (DGST) marroquina apreendeu 2,6 toneladas de cocaína.

Das pessoas detidas, 34 são homens e seis mulheres, de nacionalidades espanhola, britânica e marroquina e foram detidos em Espanha e em Marrocos.

Um homem de nacionalidade espanhola foi também detido na Alemanha quando "tentava fugir para a Venezuela" e é acusado de lavagem de dinheiro através da compra e venda de veículos.

A Agência Antidrogas americana (DEA) e as polícias alemã e italiana também participaram na operação.

A operação permitiu "desmantelar uma grande organização criminal fixada em Espanha e em Marrocos, liderada a partir da Venezuela por um cidadão espanhol que é procurado", de acordo com o ministério espanhol do Interior.

O dinheiro resultante da venda das drogas era enviado para a Venezuela, entre outros meios, através de "pessoas com poucas capacidades económicas" que "escondiam o dinheiro na sua bagagem".

Esta é uma das apreensões de cocaína mais importantes dos últimos anos em Espanha e em Marrocos.

Espanha é o principal ponto de entrada de droga para a Europa devido à sua proximidade com a África do Norte, uma região produtora de canábis, e às suas ligações com a América do Sul, de onde chega a cocaína.

JIM // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.