Trabalhadores dos registos e notariado marcam greve para 12 de dezembro

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 nov (Lusa) -- O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado marcou hoje uma greve para dia 12 de dezembro e uma manifestação junto ao Ministério da Justiça e recusou a proposta de revisão das carreiras, considerando-a "um ataque sem precedentes".

Em comunicado, o sindicato considera que a proposta de revisão de carreiras está "incompleta pela falta do envio da portaria e do decreto regulamentar" e que "não faz sentido fazer a revisão das carreiras sem fazer a revisão da lei orgânica", algo que a estrutura diz que tem defendido nos últimos dois anos.

"Esta proposta configura um ataque sem precedentes a uma carreira profissional secular, a qual garante a certeza e a segurança do comércio jurídico, bem como, a coesão social, diz o sindicato, considerando que a proposta apresentada pela secretária de Estado da Justiça dita "a médio prazo" o fim das carreiras.

Assim, o STRN emitiu um pré-aviso de greve geral a partir de 04 de dezembro, incluindo nas iniciativas o "cumprimento escrupuloso do horário de trabalho" e a recusa em efetuar o transporte de valores.

Os protestos dos trabalhadores do registos e Notariado culminam com uma greve nacional a 12 de dezembro e uma manifestação em frente ao Ministério da Justiça.

CC // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".