Presidente do BCP diz esperar que Sonangol "continue a ser uma boa parceira"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 nov (Lusa) -- O presidente do Millennium BCP, Nuno Amado, disse hoje, a propósito das mudanças na administração Sonangol, que esta é uma "boa parceira" da instituição bancária e espera que "continue a ser".

"A Sonangol está muito bem, produz petróleo em Angola e é uma boa parceira do BCP. Tem sido uma ótima parceria do BCP e espero que continue a ser", declarou Nuno Amado, quando questionado pela agência Lusa sobre as alterações feitas pelo novo Presidente de Angola, João Lourenço, na gestão de empresas públicas angolanas, que incluíram a retirada da Sonangol e do canal público de televisão dos filhos do seu antecessor, José Eduardo dos Santos.

Isabel dos Santos, juntamente com a restante administração da Sonangol - Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, foi exonerada das funções na quarta-feira por decisão de João Lourenço, que colocou no seu lugar Carlos Saturnino, até agora secretário de Estado dos Petróleos.

A Sonangol ocupa o segundo lugar na estrutura acionista do BCP, com 15,24% do capital, sendo apenas ultrapassada pelo grupo chinês Fosun, com uma participação de 25,16%.

Questionado pela Lusa sobre possíveis mudanças nesta estrutura, Nuno Amado escusou-se a fazer comentários.

O responsável, que falava à margem da conferência "Avanço da Economia Digital em Portugal", que decorreu em Lisboa, frisou que "o banco [Millennium BCP] sempre foi inovador e sempre apostou na diferenciação e em ser moderno" e aludiu a exemplos como a "posição no ActivoBank ou pelo facto de muitas sucursais serem completamente diferentes, [...] muito mais eficientes".

"Também se vê ao nível das muitas coisas que temos colocado ao serviço dos nossos clientes, mas não tem sido suficiente", admitiu.

Por essa razão, em 2018 o BCP vai "acelerar muito a mudança, quer do ponto de vista interno, quer no ponto de vista da relação com o cliente nas componentes digitais e de simplicidade", vincou o presidente daquela instituição bancária.

Nuno Amado precisou que "entre 35% e 40% dos clientes usa o digital", correspondente a 800 mil.

O objetivo é que esta percentagem aumente "de forma clara" no próximo ano, segundo o responsável, que não estipulou metas.

ANE// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.