Medidas de reconstrução, prevenção e combate aos fogos com impacto de 230ME no défice - Centeno

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 nov (Lusa) - As medidas de reconstrução, indemnização, combate e prevenção aos incêndios vão valer 650 milhões de euros em 2018, dos quais 230 milhões de euros têm impacto no défice no próximo ano, disse hoje o ministro das Finanças.

No último dia para a apresentação de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), Mário Centeno descreveu que esses 650 milhões de euros incluem verbas para a reconstrução de habitações e atividade económica, apoio e ações de prevenção, estrutura de combate e de prevenção dos fogos.

Este montante será financiado por verbas do OE2018, que terão impacto no défice, por fundos comunitários "com impacto menor no défice", e linhas de crédito, que "mobilizam recursos reembolsáveis com impacto no défice mas de menor dimensão".

Segundo o ministro, o impacto no défice de todas estas medidas é de 230 milhões de euros.

O ministro respondia a questões colocadas pelo Bloco de Esquerda e do CDS-PP: a deputada bloquista Mariana Mortágua pediu esclarecimentos sobre o total de investimento para combate e prevenção de incêndios e as fontes de financiamento, enquanto a deputada centrista Cecília Meireles também quis clarificar que montantes é que estão previstos.

SP/ND// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.