FC Porto em basquetebol perde frente ao Katja por 86-90

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

A derrota caseira da noite desta quarta-feira (86-90) frente ao Kataja, em jogo do grupo C da quinta jornada da Taça da Europa da FIBA, coloca os Dragões numa posição delicada para avançar para a próxima fase da prova, visto que já não dependem apenas de si para conseguir um dos dois primeiros lugares.

A única hipótese é agora que o Mornar Bar (segundo classificado do grupo, com oito pontos) perca no terreno do Kataja (já qualificado, com nove) e que o FC Porto triunfe na Áustria, frente ao Kapfenberg Bulls. Aí valeria a vantagem dos azuis e brancos no confronto direto com o Mornar.

Os Dragões até chegaram na frente ao final do primeiro período, mas o segundo acabou por ser mortífero: o parcial de 16-32 deixou-os com 12 pontos de desvantagem ao intervalo e com uma tarefa muito difícil pela frente para a segunda parte.

Isto porque do outro lado estava uma equipa muito organizada, com intensidade defensiva e agressividade no ataque. Quase todos os seus jogadores demonstraram uma grande facilidade no tiro exterior e as percentagens são elucidativas: 63,9 por cento de acerto nos lançamentos de dois pontos e uns incríveis 52,4 nos três pontos. A percentagem portista nos três pontos até foi positiva (44,4 por cento), mas a verdade é que a defesa se revelou incapaz de travar os finlandeses.

O FC Porto dominou a luta das tabelas (34 ressaltos contra 21 dos adversários), mas o Kataja mostrou quase sempre um ritmo superior e a razão pela qual era a equipa favorita do grupo. Depois de terem estado a perder por 18 pontos, os Dragões ainda recuperaram no último período e, a sete segundos do fim, colocaram-se a três do adversário (86-89). Mas já era tarde para dar a volta ao resultado, apesar da boa réplica dada nos últimos dez minutos (parcial de 19-11).

No final, em declarações ao Porto Canal, Moncho López preferiu olhar para a próxima partida (dia 30 de novembro, às 21h00), no pavilhão da Ovarense, já que o encontro na Áustria é apenas a 6 de dezembro, às 18h00 de Portugal Continental: “Antes do jogo na Europa temos de pensar outros objetivos importantes. Neste momento está em causa o apuramento para a Taça Hugo dos Santos. Temos perdido jogos no Campeonato em que nem competimos e temos que melhorar isso”.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.