Iraque recupera controlo de Rawa, última localidade controlada pelo EI

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bagdad, 17 nov (Lusa) - As forças iraquianas retomaram hoje em algumas horas a última localidade do país controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico, Rawa, na província de Al-Anbar, que faz fronteira com a Síria, anunciou o Ministério da Defesa do Iraque.

Em comunicado, o ministério diz que as unidades militares iraquianas e combatentes tribais locais entraram nos bairros do oeste de Rawa, junto ao rio Eufrates. Responsáveis anunciaram depois que as tropas tinham assumido o controlo da cidade.

"As tropas governamentais e unidades paramilitares tribais "libertaram toda Rawa e içaram a bandeira iraquiana em todos os edifícios oficiais", disse em comunicado o general Abdelamir Yarallah, do Comando Conjunto das Operações (JOC), que reúne as forças que combatem o Estado Islâmico (EI) no Iraque.

Em junho de 2014, o EI proclamou um "califado" num território de sete milhões de habitantes, com uma extensão equivalente à da Itália, abrangendo parte da Síria e quase um terço do Iraque.

Hoje, a organização radical islamita perdeu 95% dessas zonas, segundo a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

No entanto, mesmo após a libertação de Rawa, as forças iraquianas continuam a varrer vastas partes do território à procura dos últimos 'jihadistas'.

FPA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.