Cursos de Medicina devem incluir nos currículos comunicação com o doente

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 nov (Lusa) -- O bastonário dos Médicos quer que as faculdades de medicina passem a desenvolver nos currículos competências específicas na área da comunicação, uma forma de aumentar nos novos médicos a capacidade de se fazer explicar aos doentes.

"Desafiámos as escolas médicas no sentido de que o que são as competências específicas na área da comunicação sejam cada vez mais desenvolvidas nos estudantes de medicina", afirmou o bastonário da Ordem dos Médicos durante um encontro com jornalistas a propósito do XX Congresso Nacional de Medicina que decorre em Coimbra no fim de semana.

Miguel Guimarães admite que a comunicação entre médicos e doentes nem sempre "tem sido a melhor", indicando que "a principal queixa dos doentes" na relação com os médicos é precisamente a transmissão da informação e a sua explicitação.

"O currículo das escolas médicas depende das próprias escolas. O que já fiz de forma informal e tenciono fazer formalmente é colocar a comunicação médico-doente num primeiro plano e dar-lhe mais importância", afirmou o bastonário, acrescentando que também as questões éticas e deontológicas necessitam de ser mais exploradas no ensino.

A "Comunicação Médico-Doente" e "A Relação Médico-Doente na essência da Medicina" são alguns dos temas principais do XX Congresso Nacional de Medicina e do XI Congresso Nacional do Médico Interno que vão decorrer em Coimbra.

Há faculdades que integram já nos cursos de medicina módulos ou cadeiras dirigidas à área da comunicação, mas que não são obrigatórias no currículo.

ARP // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.