Venezuela: Associação Internacional de Swaps declara petrolífera venezuelana em default

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 17 nov (Lusa) - A Associação Internacional de Swaps e Derivados (ISDA) disse na quinta-feira que a empresa estatal Petróleos da Venezuela SA (PVSA) entrou em "default" e convocou nova reunião para avaliar o incumprimento.

A declaração ocorreu depois de uma reunião com detentores de títulos de dívida da Venezuela e da PDVSA, segundo um comunicado.

"A ISDA decidiu combinar três eventos de crédito relacionados com a PDSA e resolveu que houve um 'default' nos pagamentos", indicou.

O comunicado foi divulgado depois de a ISDA convocar, para segunda-feira, uma nova reunião para continuar a avaliar o incumprimento dos pagamentos da dívida.

Segundo a imprensa venezuelana esta decisão permite que um comité da ISDA ative a cobrança de seguros, por incumprimento do crédito de PDVSA.

Em causa estão 250 milhões de dólares (215,5 milhões de euros) da dívida de PDVSA e 1.300 milhões de dólares (1.120 milhões de euros) de títulos estatais.

A Venezuela anunciou na quinta-feira que tinha iniciado o pagamento de obrigações da PDVSA no valor de 2.000 milhões de dólares (1.724 milhões de euros).

Segundo o Ministério de Economia e Finanças da Venezuela foi também iniciada uma transferência de 199,6 milhões de dólares norte-americanos (172,06 milhões de euros) para pagamento de obrigações do Estado venezuelano.

FPG // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.