Incêndios: PSD e CDS-PP congratulam-se com "acolhimento" de novo relatório da CTI

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 out (Lusa) - PSD e CDS-PP congratularam-se hoje com o "acolhimento" por parte dos outros partidos para a realização de um novo relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de 15 de outubro, tal como o efetuado sobre os de junho.

Segundo o presidente do grupo parlamentar social-democrata, Hugo Soares, ladeado pela vice-presidente democrata-cristã Cecília Meireles ficou definido na conferência de líderes que o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, vai "aferir da disponibilidade dos especialistas da CTI [Comissão Técnica Independente] e seus membros de poderem ou não fazer este trabalho".

Só depois, os grupos parlamentares de PSD e CDS formalizarão a proposta, adiantou Hugo Soares.

"Creio que foi um apelo bem acolhido por todos os grupos parlamentares", afirmou Hugo Soares.

O relatório da CTI, tornado público em outubro, atestou que a ausência de um alerta precoce propiciou o elevado número de mortos, entre outras críticas, relativamente aos incêndios que começaram em junho em Pedrógão Grande e provocaram 64 vítimas mortais e mais de 200 feridos, além de elevados prejuízos materiais.

Em 15 de outubro, novos incêndios atingiram particularmente 27 concelhos da região Centro. Os fogos deste dia provocaram 45 mortos, cerca de 70 feridos, destruíram total ou parcialmente cerca de 800 habitações permanentes e cerca de outras tantas casas, quase 500 empresas e extensas áreas de floresta nos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.