Pedrógão Grande: Primeira ação de reflorestação decorre antes do Natal

Pedrógão Grande: Primeira ação de reflorestação decorre antes do Natal
| País
Porto Canal com Lusa

Um empresário de Castelo Branco ligado à silvicultura e a Câmara de Pedrógão Grande já iniciaram a instalação de um viveiro de plantas e a primeira ação de reflorestação naquela região pós-incêndios vai ocorrer antes do Natal.

"Já demos início à instalação do viveiro em Pedrógão Grande. Já estão instalados cinco mil alvéolos no terreno e, hoje, funcionários do município estão já a proceder ao enchimento desses alvéolos", disse à agência Lusa o empresário José Gameiro.

O empresário da Silvapor explicou que a sementeira desses cinco mil alvéolos vai decorrer no dia 27 e que irá envolver alunos de algumas turmas da escola de Pedrógão Grande.

"Vamos também fazer uma ação de plantação antes do Natal, em terrenos que estão já a ser preparados pela Câmara. A ideia é plantar antes do fim do ano cinco mil plantas", frisou.

Disse ainda que foi contactado por uma assessora da Presidência da República no sentido de saber o ponto da situação e adiantou que lhe foi manifestada a disponibilidade de Marcelo Rebelo de Sousa, participar na primeira ação de reflorestação no terreno.

José Gameiro explicou também que estas ações não podiam ser mais rápidas, uma vez que a época de plantação das folhosas só acontece quando estão em repouso vegetativo, o que acontece com a chegada do frio.

Além disso, sublinha que, com a ausência de chuva, os terrenos não têm a humidade necessária para as plantas.

O empresário adiantou ainda que as ações de reflorestação vão ser divididas em duas etapas, uma primeira com plantas já feitas e uma outra com as plantas germinadas no local (viveiro).

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.