Incêndios: Cento e vinte toneladas de açúcar distribuídas a apicultores

| País
Porto Canal com Lusa

Mangualde, Viseu, 15 nov (Lusa) - O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, disse hoje que começaram a ser distribuídas cerca de 120 toneladas de açúcar para alimentar as abelhas dos apicultores que viram as suas explorações afetadas pelos incêndios.

"Foram definidas quatro plataformas - Mangualde, Mirandela, Castelo Branco e Batalha - e começámos hoje a distribuir 120 toneladas de açúcar. Isto envolve cerca de 28 organizações de produtores de mel", informou.

No final de uma visita à Cooperativa Agrícola e Apícola das Beiras, no concelho de Mangualde, local onde ficou sediada uma das quatro plataformas de distribuição de alimentação para as abelhas, Luís Medeiros Vieira sublinhou que este açúcar é um suplemento alimentar, que será misturado com água e colocado num recipiente, perto das colmeias.

Esta foi a forma encontrada para continuar a alimentar um universo de 140 mil colmeias, de centenas de apicultores, depois de a flora ter ficado destruída com os incêndios de 15 de outubro.

Esta operação de distribuição de alimentação para as abelhas - que conta com a participação da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal - arrancou hoje de manhã e deverá prolongar-se nos próximos dias.

"Hoje, começaram a ser entregues as primeiras 120 mil toneladas de açúcar e na próxima semana faremos uma avaliação a esta primeira distribuição. Em função das necessidades, continuaremos a dar este apoio aos nossos apicultores", referiu.

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação aludiu ainda a uma linha de crédito disponibilizada pelo Governo, no valor de cinco milhões de euros, que se destinada a apoiar a alimentação animal.

A esta linha de crédito poderão recorrer os agricultores cujas explorações se situem nos concelhos afetados pelos incêndios, incluindo os apicultores.

"Tem a duração de dois anos e um ano de carência", acrescentou.

Servindo-se do exemplo dos apicultores, Luís Medeiros Vieira informou que os que queiram reiniciar ou dar continuidade à sua atividade contarão com um apoio a 100% até ao valor de cinco mil euros, para reposição do capital produtivo.

"Entre os cinco mil e os 50 mil, é 85% a fundo perdido. Acima de 50 mil euros e até os 400 mil euros, é 50% a fundo perdido", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.