Zimbábue: Visita de comandante do exército à China foi intercâmbio normal - Pequim

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 15 nov (Lusa) - A China disse hoje que a recente visita do comandante do exército do Zimbábue, general Constantino Chiwenga, que parece ter tomado hoje o controlo do seu país, foi um "intercâmbio militar normal".

Questionado se Chiwenga informou os funcionários chineses de algum plano para assumir o controlo do Zimbábue, o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Geng Shuang afirmou que a visita do general foi organizada pelo ministério da Defesa e desconhece os detalhes.

"O que sei é que a sua visita foi um intercâmbio militar normal, acordado pelos dois países", disse Geng, em conferência de imprensa.

Na semana passada, o ministério da Defesa da China colocou no seu microblog uma fotografia de Chiwenga e apertar a mão do ministro da Defesa chinês, Chang Wanquan, na sede do ministério de Defesa Nacional, em Pequim.

Uma outra foto mostra ambos os homens sentados com as respetivas delegações numa mesa de conferência.

A China tem sido um forte apoiante do Presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, apesar das criticas internacionais, e os laços militares entre os dois lados remontam a 1970, quando Pequim apoiou a luta do Zimbábue contra o domínio do país pela minoria branca.

O exército do Zimbabué anunciou hoje que tem sob custódia o Presidente e a mulher, controla os edifícios oficiais e patrulha as ruas da capital, após uma noite de agitação que incluiu a tomada da televisão estatal.

A ação dos militares gerou especulação quanto a um golpe de estado, mas os apoiantes dos militares disseram tratar-se de uma "correção sem derramamento de sangue".

JOYP // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.