Presidente libanês diz que primeiro-ministro está detido na Arábia Saudita

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 15 nov (Lusa) -- O chefe de Estado libanês considerou hoje que o primeiro-ministro, Saad Hariri, que anunciou a demissão no passado dia 04 a partir de Riade, foi detido na Arábia Saudita, de acordo com a conta do twitter da Presidência.

"Não há justificações para que o Sr. Hariri não volte depois de 12 dias. Logo, consideramos que está em cativeiro e detido, o que é contrário à Convenção de Viena", que rege as relações diplomáticas entre os países, lê-se numa mensagem no twitter relatando as palavras de Michel Aoun.

O primeiro-ministro libanês garantiu na terça-feira, na primeira mensagem numa rede social após o anúncio da sua resignação, que deixaria a Arábia Saudita em dois dias para regressar ao Líbano.

Na Arábia Saudita há pouco mais de uma semana, Hariri referiu que se encontra bem e que regressará ao Líbano sem a família, que permanecerá na Arábia Saudita.

"Estou muito bem e, se Deus quiser, vou voltar para nos tranquilizarmos", escreveu Hariri, que, no fim de semana, declarou a uma estação de televisão libanesa que regressará "muito determinado" para levar a cabo os procedimentos constitucionais para formalizar a renúncia.

A demissão de Hariri, anunciada pelo próprio na Arábia Saudita, a 04 deste mês, foi recusada pelo Presidente do Líbano, Michel Aoun, que considerou ter sido comunicada sob misteriosas circunstâncias.

O Líbano insiste que a resignação foi forçada pelos altos responsáveis sauditas e que Hariri tem permanecido contra a sua vontade na Arábia Saudita, o que o primeiro-ministro libanês refutou, em entrevista à Sunda TV.

SO (JOP) // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.