Presidente libanês diz que primeiro-ministro está detido na Arábia Saudita

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 15 nov (Lusa) -- O chefe de Estado libanês considerou hoje que o primeiro-ministro, Saad Hariri, que anunciou a demissão no passado dia 04 a partir de Riade, foi detido na Arábia Saudita, de acordo com a conta do twitter da Presidência.

"Não há justificações para que o Sr. Hariri não volte depois de 12 dias. Logo, consideramos que está em cativeiro e detido, o que é contrário à Convenção de Viena", que rege as relações diplomáticas entre os países, lê-se numa mensagem no twitter relatando as palavras de Michel Aoun.

O primeiro-ministro libanês garantiu na terça-feira, na primeira mensagem numa rede social após o anúncio da sua resignação, que deixaria a Arábia Saudita em dois dias para regressar ao Líbano.

Na Arábia Saudita há pouco mais de uma semana, Hariri referiu que se encontra bem e que regressará ao Líbano sem a família, que permanecerá na Arábia Saudita.

"Estou muito bem e, se Deus quiser, vou voltar para nos tranquilizarmos", escreveu Hariri, que, no fim de semana, declarou a uma estação de televisão libanesa que regressará "muito determinado" para levar a cabo os procedimentos constitucionais para formalizar a renúncia.

A demissão de Hariri, anunciada pelo próprio na Arábia Saudita, a 04 deste mês, foi recusada pelo Presidente do Líbano, Michel Aoun, que considerou ter sido comunicada sob misteriosas circunstâncias.

O Líbano insiste que a resignação foi forçada pelos altos responsáveis sauditas e que Hariri tem permanecido contra a sua vontade na Arábia Saudita, o que o primeiro-ministro libanês refutou, em entrevista à Sunda TV.

SO (JOP) // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.