Alemanha insta Japão a lidar "honestamente" com passado de guerra

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 30 dez (Lusa) -- A Alemanha afirmou hoje que tenta lidar "honestamente" com os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e instou o Japão a fazer o mesmo, após a recente visita do primeiro-ministro nipónico a um templo que homenageia soldados mortos.

"Não gostaria de comentar questões relacionadas com os assuntos políticos internos japoneses", disse o porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert, quando questionado pela comunicação social sobre a recente visita de Shinzo Abe ao templo de Yasukuni, que presta homenagem a milhões de mortos do exército Imperial entre 1853 e 1945, entre eles 14 criminosos de guerra da Segunda Guerra Mundial.

A visita gerou fortes críticas da China e da Coreia do Sul, países que foram colonizados pelo Japão na primeira metade do século XX.

"Mas, em geral, todas as nações devem viver honestamente perante o seu papel nos acontecimentos horríveis do século XX. Só através de uma base alicerçada na honestidade é possível construir um futuro com antigos inimigos. Esta é a convicção da Alemanha e que na minha opinião aplica-se a todos os Estados", referiu o porta-voz do executivo liderado pela chanceler Angela Merkel.

Na semana passada, os Estados Unidos também reagiram à visita do primeiro-ministro nipónico ao santuário, realizada a 26 de dezembro, afirmando estar "desapontados".

"O Japão é um valioso aliado e amigo. No entanto, os Estados Unidos estão desapontados com a visita do líder do Governo, a qual vai exacerbar as tensões com os [países] vizinhos", referiu então um comunicado da embaixada norte-americana em Tóquio.

A última visita de um chefe do Governo japonês ao santuário de Yasakuni tinha ocorrido em 2006.

SCA // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.