Legionella: Costa afirma que é preciso aguardar inquérito para apurar responsabilidades

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 nov (Lusa) - O secretário-geral do PS afirmou hoje ser necessário aguardar pela conclusão do inquérito para o apuramento de responsabilidades sobre a falha que estará na origem do surto de legionella no Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa.

António Costa falava aos jornalistas no final da reunião da Comissão Política Nacional do PS, que durou cerca de três horas, depois de confrontado com o facto de o número de casos confirmados de doença dos legionários do surto no Hospital São Francisco Xavier ter atingido os 51, tendo provocado até agora cinco mortes.

O líder do executivo defendeu que o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, "já esclareceu qual a causa identificada".

"Está aberto o inquérito para se saber como se chegou a este ponto e o que falhou relativamente à manutenção de uma das torres de refrigeração [do Hospital de São Francisco Xavier], onde, aparentemente, estará a origem do surto. Temos de aguardar o inquérito para apurar as responsabilidades", frisou o primeiro-ministro.

Na terça-feira, questionados sobre o surto de 'legionella' no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, o Presidente da República também referiu que o ministro da Saúde disse que iriam ser apuradas "essas responsabilidades, porque há vários inquéritos e relatórios a correr que irão dizer aos portugueses o que é que correu mal".

O Presidente da República observou ainda: "Eu já tinha tido a mesma posição no caso de Tancos".

PMF (IEL) // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".