Draghi afirma que orientação sobre política monetária do BCE tem sido um êxito

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, 14 nov (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou hoje que a política de orientação futura da entidade tem sido um êxito e disse que o banco deverá continuar a usar essa ferramenta.

Numa conferência organizada pelo BCE sobre a política de comunicação dos bancos centrais, Draghi disse que a orientação sobre o futuro da política monetária, que o banco pôs em prática pela primeira vez em 2013, funcionou para dirigir as expectativas dos mercados.

"A orientação futura converteu-se num instrumento completo da política monetária", afirmou.

O líder do BCE considerou que é "difícil dizer" se a instituição vai continuar a usar essa ferramenta, mesmo depois de uma eventual mudança da sua política monetária e de uma subida das taxas de juro, mas defendeu essa continuação.

"Até agora tem sido uma experiência com êxito pelo que creio que vamos continuar", afirmou, explicando que não vê motivo para se descartar um instrumento de política monetária "que tem demonstrado a sua eficiência".

Na conferência sobre comunicação dos bancos centrais participam também a presidente da Reserva Federal norte-americana, Janet Yellen, e os governadores do Banco de Inglaterra, Mark Carney, e do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, entre outros.

Todos destacaram a importância de uma comunicação clara e eficiente por parte dos bancos centrais sobre os objetivos que se pretendem a médio e longo prazo, não só destinada aos mercados, mas também aos cidadãos em geral.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.