Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Draghi afirma que orientação sobre política monetária do BCE tem sido um êxito

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, 14 nov (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou hoje que a política de orientação futura da entidade tem sido um êxito e disse que o banco deverá continuar a usar essa ferramenta.

Numa conferência organizada pelo BCE sobre a política de comunicação dos bancos centrais, Draghi disse que a orientação sobre o futuro da política monetária, que o banco pôs em prática pela primeira vez em 2013, funcionou para dirigir as expectativas dos mercados.

"A orientação futura converteu-se num instrumento completo da política monetária", afirmou.

O líder do BCE considerou que é "difícil dizer" se a instituição vai continuar a usar essa ferramenta, mesmo depois de uma eventual mudança da sua política monetária e de uma subida das taxas de juro, mas defendeu essa continuação.

"Até agora tem sido uma experiência com êxito pelo que creio que vamos continuar", afirmou, explicando que não vê motivo para se descartar um instrumento de política monetária "que tem demonstrado a sua eficiência".

Na conferência sobre comunicação dos bancos centrais participam também a presidente da Reserva Federal norte-americana, Janet Yellen, e os governadores do Banco de Inglaterra, Mark Carney, e do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, entre outros.

Todos destacaram a importância de uma comunicação clara e eficiente por parte dos bancos centrais sobre os objetivos que se pretendem a médio e longo prazo, não só destinada aos mercados, mas também aos cidadãos em geral.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Financiamento do Estado reduziu-se até setembro devido a reembolsos ao FMI

Lisboa, 22 nov (Lusa) - O financiamento das administrações públicas foi de 1.400 milhões de euros entre janeiro e setembro, menos de metade do valor do mesmo período de 2016 devido aos reembolsos antecipados ao FMI, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

Bruxelas adverte que subida do salário mínimo pode ter impacto negativo no emprego

Bruxelas, 22 nov (Lusa) -- A Comissão Europeia advertiu hoje que uma nova subida do salário mínimo em Portugal pode ter um impacto negativo no emprego de trabalhadores com baixas qualificações, considerando "crucial" a monitorização da situação.

Riscos são claros, mas Portugal está no bom caminho - Moscovici

Bruxelas, 22 nov (Lusa) -- O comissário europeu dos Assuntos Económicos comentou hoje que o plano orçamental de Portugal para 2018 acarreta claramente "riscos de incumprimento", mas considerou ainda assim que o país está no bom caminho e não pode é repetir os erros do passado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS