Economias da zona euro e UE crescem 2,5% no 3º trimestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 14 nov (Lusa) - As economias da zona euro e da União Europeia (UE) cresceram 2,5% cada no terceiro trimestre, em termos homólogos, e 0,6% face ao período entre abril e junho, segundo o Eurostat.

No segundo trimestre, o produto interno bruto da zona euro tinha subido 2,3% na comparação homóloga e 0,7% em cadeia, enquanto na UE tinha aumentado, respetivamente, 2,4% e 0,7%.

Na comparação com o mesmo trimestre de 2016, entre julho e setembro e entre os países para os quais há dados disponíveis, a Roménia foi o Estado-membro cujo PIB mais aumentou (8,6%), seguindo-se o da Letónia (6,2%), República Checa e Polónia (5,0% cada).

Face ao segundo trimestre, a economia da Roménia foi a que mais cresceu (2,6%), seguindo-se a Letónia (1,5%), a Polónia e a Finlândia (1,1% cada), tendo sido registadO um recuo trimestral na Dinamarca de 0,3%.

Em Portugal, o PIB cresceu, entre julho e setembro, 2,5% na comparação homóloga e 0,5% em cadeia.

IG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.