Info

Economias da zona euro e UE crescem 2,5% no 3º trimestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 14 nov (Lusa) - As economias da zona euro e da União Europeia (UE) cresceram 2,5% cada no terceiro trimestre, em termos homólogos, e 0,6% face ao período entre abril e junho, segundo o Eurostat.

No segundo trimestre, o produto interno bruto da zona euro tinha subido 2,3% na comparação homóloga e 0,7% em cadeia, enquanto na UE tinha aumentado, respetivamente, 2,4% e 0,7%.

Na comparação com o mesmo trimestre de 2016, entre julho e setembro e entre os países para os quais há dados disponíveis, a Roménia foi o Estado-membro cujo PIB mais aumentou (8,6%), seguindo-se o da Letónia (6,2%), República Checa e Polónia (5,0% cada).

Face ao segundo trimestre, a economia da Roménia foi a que mais cresceu (2,6%), seguindo-se a Letónia (1,5%), a Polónia e a Finlândia (1,1% cada), tendo sido registadO um recuo trimestral na Dinamarca de 0,3%.

Em Portugal, o PIB cresceu, entre julho e setembro, 2,5% na comparação homóloga e 0,5% em cadeia.

IG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Pensões aumentam entre 0,78% e 1,5% em janeiro com base na inflação

As pensões vão aumentar entre 0,78% e 1,5% em janeiro de 2019, segundo cálculos feitos com base nos valores da inflação de novembro publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e confirmados pelo Ministério do Trabalho.

Greve dos estivadores eventuais de Setúbal adia exportações de porcos para a China

A exportação de suínos portugueses para a China, cujo início estava previsto para dezembro, só deve iniciar-se em janeiro devido ao "tráfego de contentores" provocado pela greve dos estivadores eventuais de Setúbal, disse o diretor da federação de suinicultores.

Trabalhadores dos supermercados em greve na véspera de Natal

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) lançou um pré-aviso de greve dos funcionários dos supermercados para o dia 24 de dezembro, véspera de Natal.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.