Pensões serão atualizadas com inflação conhecida em dezembro

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 nov (Lusa) - O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse hoje que o Governo vai ter em conta os valores da inflação disponíveis em dezembro no aumento de pensões e benefícios sociais no próximo ano.

O diploma que define as regras de atualização das pensões e de outras prestações sociais prevê que se tenha em conta a média do crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos dois anos, terminados no terceiro trimestre, e da variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC), sem habitação, disponível em 10 de dezembro (ou em 30 de novembro, se aquele não estiver disponível à data da assinatura do diploma de atualização).

Questionado à margem de uma conferência da Ordem dos Economistas, em Lisboa, sobre que número da inflação (o de novembro ou dezembro) será usado para a atualização das pensões, Vieira da Silva disse que "provavelmente o que é mais correto é usar a mesma lógica seguida no ano passado para não introduzir fatores artificiais de fixação do valor".

No ano passado, o Governo acabou por utilizar os dados da inflação divulgados em dezembro (referentes a novembro) para atualizar as pensões, o que acabou por resultar numa subida de 0,5% em vez de 0,7% caso tivessem sido usados os números de inflação do mês anterior.

Hoje, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que a inflação média anual, sem habitação, em outubro foi de 1,24%, o que resultaria num aumento de 1,74% (uma vez que ao valor da variação da inflação se soma 0,5 pontos percentuais quando o crescimento médio do PIB está entre 2% e 3%) nas pensões até cerca de 845 euros, ou seja, a grande maioria.

"A inflação tem tido comportamentos irregulares", disse o ministro, acrescentando que, por isso, "é difícil de prever" qual será o valor deste indicador divulgado no próximo mês.

Na conferência, Vieira da Silva disse que, "pela primeira vez desde que foi aprovada a atualização automática das pensões", mais de 80% dos pensionistas terão um aumento real no próximo ano.

Em agosto, além deste aumento automático, haverá uma subida extraordinária entre seis e dez euros para pensionistas que recebam até 632 euros, consoante tenha ou não existido atualização da pensão entre 2011 e 2015.

DF/SP // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.