Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

EUA falam de "mudanças tremendas" em Angola em aniversário da independência

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 13 nov (Lusa) - O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, felicitou hoje Angola pela celebração do seu dia da independência e referiu "mudanças tremendas" que aconteceram no país no último ano.

"Em nome do povo dos Estados Unidos da América, congratulo as pessoas de Angola na celebração do seu 42.º ano de independência a 11 de Novembro", disse Tillerson, em comunicado de imprensa.

O líder da diplomacia norte-americana disse que "o último ano trouxe mudanças tremendas para o povo de Angola, incluindo umas eleições históricas e uma nova administração".

"Enquanto Angola trabalha para fortalecer a sua economia e trabalha pela segurança e democracia, na sua casa e na região, saiba que os EUA são seus parceiros e amigos nestes esforços, enquanto abrimos um novo capitulo na nossa parceria estratégica", concluiu Rex Tillerson.

No seu primeiro discurso enquanto chefe de Estado, o Presidente angolano, João Lourenço, alertou este sábado para os "inúmeros obstáculos no caminho" a percorrer no mandato que está a iniciar, mas garantiu que os compromissos que assumiu, desde logo no combate à corrupção, são para concretizar.

Quanto à oposição, os partidos angolanos aproveitaram a data para pedir a consolidação do processo democrático do país, que afirmam ainda não ter sido concluído à passagem dos 42 anos sobre a proclamação da independência nacional, a 11 de novembro de 1975.

AYS // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ratko Mladic condenado a prisão perpétua

O Tribunal Penal Internacional para-a ex-Jugoslávia (TPI-J) condenou hoje o antigo chefe militar sérvio-bósnio Ratko Mladic a prisão perpétua por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a Humanidade cometidos na guerra da Bósnia (1992-1995).

Informação de milhões de clientes da Uber em todo o mundo foi pirateada

O presidente executivo da Uber revelou hoje que os dados de 57 milhões de utilizadores em todo o mundo foram pirateados no final de 2016.

Atentado no nordeste da Nigéria faz pelo menos 50 mortos

MaidugPelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS