Incêndios: Apicultores podem pedir ajudas a partir de quarta-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 nov (Lusa) - Os apicultores das zonas afetadas pelos incêndios podem, a partir de quarta-feira, recorrer a ajudas para alimentação das colmeias localizadas nas áreas ardidas, anunciou hoje a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP).

A FNAP estima, em comunicado, que existam "2.245 explorações cujo futuro se encontra ameaçado total ou parcialmente, no que totaliza um efetivo de 110.615 colmeias", na sequência dos incêndios, "devido às perdas de efetivo e à escassez de pastagem que se fará sentir até ao início da primavera seguinte".

Para receberem os apoios, os apicultores podem contactar a organização de apicultores local, segundo o comunicado.

Na semana passada, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, disse, em Oliveira do Hospital, que esta semana seria iniciada uma ajuda muito específica para a apicultura, com a distribuição pelas organizações de apicultores de 70 toneladas de açúcar para que possa ser produzido melaço, que constitui o alimento alternativo das abelhas enquanto não existir flora.

CSJ (AMV) // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.